dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    
Maracujá      
Sustentação latada é até 50% mais produtiva
Sistema de condução é o mais indicado para o maracujá, além de polinização manual e profundidade do plantio
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
18/07/2011

A cultura do maracujá é bastante produtiva, principalmente no Estado de Santa Catarina. Mas para alcançar bons números e lucrar com o pomar, os produtores rurais devem seguir algumas recomendações, como o cuidado com doenças, o uso de um sistema de sustentação adequado e até mesmo a polinização manual. O manejo correto durante a produção de maracujá foi um tema abordado no Curso de Profissionalização Sobre Produção de Maracujá, que aconteceu nos dias 8 e 9 de junho na Estação Experimental da Epagri de Urussanga (SC).

Segundo o pesquisador da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) Ademar Brancher, antes do plantio, o agricultor deve escolher a área com muito critério, pois nem todas as regiões são propícias para o cultivo. Ele deve conversar com os técnicos de sua região, com vizinhos que já plantam o maracujá e preparar a área com base em uma análise de solo.

 — Com isso, ele saberá que tipo de adubação e correção são necessárias para a cultura. Já na parte de comercialização, ele deve conversar com possíveis compradores para saber onde vai vender posteriormente sua produção — orienta o pesquisador.

Quando o assunto é correção do solo, o agricultor deve estar atento aos adubos corretivos, orgânicos e ao calcário. Brancher diz que ele deve aproveitar a ocasião e fazer também a cobertura do solo com formação de palhada. Basta que depois, antes da formação do pomar, ele maneje essa palhada de forma que ela seque e forme a cobertura que é utilizada para o plantio direto em diferentes regiões do país.

— Na hora do plantio, o produtor deve usar mudas de qualidade que não sejam contaminadas por doenças, como a bacteriose ou nematóides. Além disso, se não houver umidade suficiente no solo, ele deve fazer irrigação. Já o plantio deve ser feito na mesma profundidade na qual a muda se encontrava no viveiro — explica.

O pesquisador fala ainda sobre a sustentação. Ele conta que, no Brasil, são usados como sustentação os sistemas de espaldeira ou cerca, onde se utiliza apenas um fio de arame. No entanto, na região sul de Santa Catarina, o sistema mais utilizado é o de parreira ou latada, onde se forma um tendal em cima do pomar, fechando toda a área.

— Esse sistema é mais produtivo, já que a produtividade do sistema de espaldeira pode ser até 50% menor. No entanto, o produtor que optar por ele deve ter equipamentos motorizados de pulverização, em função do alto volume de calda necessária para a realização dos tratamentos fitossanitários — orienta o pesquisador.

Para ele, as adubações na cultura do maracujá devem ser constantes. Ele afirma que, durante o crescimento das mudas, elas devem ser feitas entre 15 e 20 dias em doses pequenas e parceladas. Os tratamentos contra pragas e doenças também são necessários e os produtores devem estar atentos, pois eles normalmente são preventivos.

— É uma cultura bastante rentável na região. No entanto, usa a mão-de-obra familiar intensivamente, principalmente para a polinização. Isso porque o plantio é feito em agosto e a cultura entra em floração em torno de 25 de dezembro. Então, até 15 de março o produtor deve fazer a polinização manual todas às tardes, com exceção dos dias de muita chuva. Para isso, são necessárias duas pessoas por hectare em média — diz Brancher.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Epagri através do número (48) 3239-5500.

 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
reee
15/03/2012 - 11:04
show

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Familiar
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada